Gustavo Fernandes

Janeiro 25, 2016 Paleta

Obras do Artista

Curriculum

Gustavo Fernandes nasceu em 1964.

Tem um percurso académico e profissional desenvolvido no Canadá e em Portugal ao longo de 27 anos, em grande parte dedicados à Pintura que o levaram a expor e desenvolver contactos em vários países. Frequentou em Montreal a Escola de Belas Artes Mission Renaissance, o programa de Artes Plásticas e Gráficas do Dawson College. Especializou-se nas técnicas e métodos de Betty Edwards e “ Drawing from the Artist Within” e “ The Natural way to Draw” de NIcolides. Fez formação profissional sob a orientação do Retratista Francisco de Oliveira.

É autodidacta, criativo e arrojado, na sua obra destacam-se objectos, paisagens, pessoas e pormenores, que lhe dão um real toque hiper-realista. Gustavo Fernandes procura incessantemente a liberdade que o artista deseja e pratica-o de forma sistemática. Para isso, age através de tintas, pincéis, bronzes e flashes, movendo-se com enorme destreza na pintura e no desenho como na escultura e na fotografia.

A sua paleta de cores é variada, em matizes e gamas que utiliza com técnica rigorosa e traço forte e firme. Diz acerca da sua arte: “Quando começo uma obra, vivo para ela e só descanso quando atinjo a perfeição, o maior realismo possível. Gosto de criar obras que envolvam a vida das pessoas, o seu dia-a-dia, o essencial nas suas vidas”. As obras de Gustavo Fernandes já fizeram parte de numerosas exposições individuais e colectivas e fazem parte de várias colecções particulares, institucionais e públicas. É convidado regularmente para palestras sobre arte.

Ver Curriculumpdf-icon