António Mira

Fevereiro 5, 2016 Paleta

Obras do Artista

Curriculum

Artista plástico português, António Mira nasceu em Lisboa, em 1953. Foi nesta cidade que estudou, licenciando se em História.

Expôs pela primeira vez em 1974. Durante os cinco anos seguintes, realizou instalações e performances. Como pintor apresentou, inicialmente, uma pintura informal levado pelo “prazer do pecado, a embriaguez da matéria e do gesto”, segundo as suas palavras. O sentido do excesso e da euforia manteve o na sua obra, mas foi dando uma grande atenção ao plano do suporte.

Introduziu a interação de materiais, utilizando o spray, por exemplo, apresentando áreas monocromáticas, subdividindo as através de diferentes materiais, para que nenhuma zona pudesse ser considerada como figura ou fundo. O próprio artista definiu os seus quadros como “paredes de contemplação” onde se pode encontrar “o ser como objeto”

Ao longo da sua obra é notória a interação de materiais como, por exemplo, barras de aço dividindo em duas partes a área global da pintura. O seu relevo e a sua cor e matéria evidenciam por contraste a sua presença física, assim como a presença física dos pigmentos e suportes mais tradicionais. Algumas das suas pinturas assumem um forte cromatismo de brancos, amarelos e vermelhos, mas respeitando sempre a frontalidade do suporte

Ver Curriculumpdf-icon