Pedro Avelar

Abril 17, 2017 Paleta

Obras do Artista

Loading...

Curriculum

Depois do liceu Francês, Pedro Avelar frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1962-1963) e as aulas, na Sociedade Nacional de Belas Artes, do Pintor Roberto de Araújo e do Escultor Jorge Vieira. Trabalhou no atelier de Jorge Vieira em 1963.
Em Agosto de 1963 foi para Paris, com o apoio da família e dos “amigos de família” Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes. Em Outubro conhece o Pintor Manuel Cargaleiro.
Em Paris frequentou – muito pouco – a Escola de Belas-Artes e o curso de Filosofia, na Sorbonne, que abandonou após 3 anos.
Nunca tendo tido um “professor”, teve três “Mestres” em Paris: Maria Helena Vieira da Silva, Manuel Cargaleiro e, sobretudo, Arpad Szenes que lhe dizia para ir aos museus e ver e tornar a ver pintura.
Em 1971 fez a sua primeira exposição individual na Galerie du Manoir, em La Chaux-de-Fonds, Suiça. Em Portugal, é Manuel de Brito, da Galeria 111, quem a partir de 1965 lhe compra obras. Com o 25 de Abril regressou a Portugal, onde desde então realizou várias exposições, individuais e colectivas, na Galeria 111 e noutras instituições. Reside em Portugal desde 1977 e trabalha a maior parte do tempo em Arouca.