Raquel Martins

Dezembro 3, 2017 Paleta

Obras do Artista

Curriculum

Raquel Martins Nasceu em Moçambique, Lourenço Marques, hoje Maputo, em 1961. Em 1974, após a revolução, mudou-se para Johannesburg na África do Sul onde acabou os seus estudos e cursou a Johannesburg School of Arts.

Para uma melhor performance, ainda cursou em Design e Artes Gráficas, voltando-se para a propaganda e ilustração. Em 1982, Raquel Martins vem para Portugal, onde se torna aprendiz do Mestre João Aires e é por ele incentivada a continuar a carreira artística. Enquanto trabalhava como Artista Gráfica, primeiro em Portimão, depois em Coimbra, dedicou-se a reproduzir retratos em tela sob encomendas, mas ainda faltava algo para completar o ideal do artista.

Finalmente, quando a artista achava que não embrenharia pelo caminho artístico ideal, veio em 2001 a tão esperada oportunidade de se dedicar ao seu sonho primeiro, a pintura.

A mais visível característica da obra é a combinação de figuração e abstracção, e apesar das suas figuras humanas serem o mais importante objecto na arte sempre, mais tarde tem-se inclinado para um estilo de abstracção mais conceptual formando um estilo neo expressionista. Hoje, reside e trabalha em Palmela.