Graça Morais

Abril 7, 2018 Paleta

Obras do Artista

Loading...
Ref: 3050 - Graça Morais

Curriculum

Graça Morais nasceu a 17 de Março de 1948 no Vieiro, pequena localidade de Trás-os-Montes. O local que a viu nascer e crescer torna-se determinante para as vivências da artista, revelando-se um local de memórias e eternos retornos na sua obra plástica.

Licenciada em Pintura pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto no ano de 1971. De 1974 a 2015 realiza e participa em mais de uma centena de exposições individuais e coletivas em diversos países.

Em 2008 foi inaugurado o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança. É membro da Academia Nacional de Belas-Artes e de diversas associações, confrarias e fundações culturais. Desde 1985 foram editadas várias monografias e documentários sobre a sua obra. Realizou em coautoria livros com José Saramago, Sophia de Mello Breyner, Agustina Bessa-Luís e Miguel Torga, entre outros.

A partir de 1990 realiza grandes painéis de azulejos em edifícios e locais públicos. Foi agraciada com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio..

Recebeu o Prémio de Artes- -Casino da Póvoa 2011 e o Prémio de Pintura da Academia Nacional de Belas-Artes, em 2013. Em 2015 foi homenageada pelo Plast&Cine, como artista do ano, na cidade de Bragança.