Cruzeiro Seixas

Setembro 30, 2018 Paleta

Obras do Artista

Loading...
Ref: 4957-Cruzeiro Seixas

Curriculum

Artur Manuel Rodrigues do Cruzeiro Seixas (nascido na Amadora a 3 de Dezembro de 1920) é um “homem que pinta” (as suas próprias palavras – a designação de pintor aborrece-o) e poeta português, militante do movimento artístico surrealismo de meados do século XX. Frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio, onde conheceu Mário Cesariny e com quem frequentou o Grupo Surrealista de Lisboa. Mais tarde, adere ao antigrupo (dissidente) “Os Surrealistas”, fundado por Cesariny e a que pertenciam também António Maria Lisboa, Risques Pereira, Pedro Oom, Fernando José Francisco e Mário Henrique Leiria.
Em 1952 foi viver para Angola, onde realizou várias exposições individuais e projectos na área da museologia. Partiu em 1964,fugindo da guerra colonial que se vivia e decidiu empreender uma viagem pela Europa. Cruzeiro Seixas é, hoje, considerado um dos precursores portugueses do surrealismo fantástico, inspirado em De Chirico. As suas obras caracterizam-se pela conjugação entre personagens híbridas e subvertidas, assentes em planos de profundidade que seguem regras de perspectiva, luz e sombra próximos da representação da realidade.Do surrealismo proposto por Breton, interessou-lhe sobretudo a liberdade de criação.
Para Cruzeiro Seixas, a homossexualidade era “a arma mais terrível contra tudo o que havia à minha volta e com que eu não estava de acordo chamasse-se ou não fascismo. Era uma atitude de revolta”, que utilizava, tal como Cesariny, para escandalizar e provocar a sociedade portuguesa conservadora e religiosa, da época.